O Projeto de Reúso de Água, além de proporcionar um gerenciamento sustentável, também gera economia para o seu empreendimento, reduzindo consumo de água. É possível instalar dois sistemas de reúso (Reúso de água de chuva; Reúso de águas cinzas), sendo necessário respeitar os requisitos de qualidade e segurança sanitária das águas pluviais, estando em conformidade com o fim a que se destinam.
As chuvas são fundamentais para a recarga dos rios, dos aquíferos e para o desenvolvimento das espécies vegetais. Sua qualidade pode variar em relação ao grau de poluição do ambiente, porém, a mesma é considerada como água não-potável, portanto, é usualmente utilizada em sanitários, em máquinas de lavar roupa e em irrigação do jardim.
No município de Curitiba, foi aprovado, no
Decreto nº 293 de 2006, que edificações comerciais ou industriais com área computável construída igual ou superior a 5.000m² (cinco mil metros quadrados) devem prever e executar um sistema de coleta e tratamento de águas de acordo com as normas vigentes, e deverão ser reutilizadas em pontos onde não seja necessário o uso de água potável.
Já no reúso de águas cinzas (águas de lavatórios, chuveiros e máquinas de lavar roupas), deverá ser elaborado um sistema mais complexo, removendo biologicamente a matéria orgânica e inativando quimicamente (cloro) os microrganismos patogênicos.
Os critérios de conservação da água se apresentam como um caminho para a almejada sustentabilidade dos recursos hídricos. Nesse contexto, o uso racional da água nas edificações e as fontes alternativas aparecem como mecanismos de preservação e conservação deste recurso natural. Se você quer realizar um projeto de Reúso de Água, entre em contato com a
EBL Ambiental.