O Plano de Manejo Florestal é um documento que mapeia e define, conforme descrito na Lei nº 9.985/2000, as regras de uso de cada unidade de conservação. Trata-se de um documento técnico fundamentado nos objetivos gerais de uma unidade de conservação ou propriedade rural manejável, estabelecendo o zoneamento e as normativas que devem ser seguidas em relação ao uso e manejo da área, com planejamento, metodologia e procedimentos que garantem a proteção do meio ambiente.
Cada propriedade rural (caso aplicado), ou até mesmo uma unidade de conservação, deverá possuir o seu Plano de Manejo, sendo elaborado por uma equipe técnica multidisciplinar, responsável pela elaboração do plano de manejo, abrangendo a área da unidade, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos. A elaboração também deve considerar as espécies presentes, os usos permitidos e pesquisas científicas que contribuam para o uso sustentável, além de prever medidas de integração entre a vida econômica e social das comunidades.
O plano deverá ser elaborado no prazo máximo de 5 anos a partir de sua criação, de maneira que seja cumprida sua finalidade de disciplinar as atividades a serem incentivadas, controladas, limitadas e proibidas em cada uma das áreas delimitadas pelo zoneamento.
O monitoramento contínuo e a aplicação de técnicas utilizadas com eficiência são fundamentais para o sucesso do plano. Para a elaboração do plano de manejo da sua área e para sanar demais dúvidas, conte com a EBL Ambiental.

