O PAE elaborado pela EBL Ambiental é um documento de gestão que visa garantir a segurança dos funcionários e do meio ambiente, orientando a resposta rápida e eficiente em situações de risco, como incêndios ou outros acidentes. O plano inclui as hipóteses acidentais identificadas, suas consequências e as tomadas em caso de emergência, descrevendo medidas práticas e eficazes para o desencadeamento das ações. É uma solução essencial para empreendimentos que buscam estar preparados para emergências com responsabilidade e conformidade ambiental.
O Plano de Ação Emergencial (PAE) tem como objetivo principal a orientação das pessoas e equipes responsáveis pelo atendimento a emergências em um determinado empreendimento, do mesmo modo que objetiva definir as ações a serem adotadas, recursos humanos e materiais disponíveis para atendimento de possíveis emergências.
Com a elaboração do PAE, o empreendedor assegura à sua equipe de funcionários uma atuação de forma organizada e eficaz durante a ocorrência de possíveis emergências, para que a estratégia de combate implementada possa neutralizar os efeitos da emergência e/ou minimizar suas consequências, além de identificar antecipadamente os riscos da atividade visando controlar e extinguir situações emergenciais, no menor tempo possível.
Este plano é indicado para empreendimentos que apresentem risco decorrente da operação de suas atividades. Diversos órgãos ambientais solicitam este instrumento de gestão dentro do processo de Licenciamento Ambiental. De igual forma, outras secretarias municipais condicionam a apresentação do PAE para expedição de alvarás e autorizações de funcionamento.
O Plano de Ação Emergencial é requerido pelo Órgão Ambiental competente no decorrer do processo de licenciamento ambiental da atividade ou empreendimento, entretanto, sua aplicação não se limita a empreendimentos e atividade passíveis de licenciamento ambiental.

